tit_tardesc.gif (2177 bytes)

SAKBER TARIFADOR é um sistema de tarifação telefônica que auxilia no gerenciamento econômico e administrativo do fluxo de ligações realizadas via PABX (Central Telefônica), assim servindo como um eficiente meio de conferencia e controle do movimento de ligações.

1. O que é um Sistema de Tarifação Telefônica?

Um sistema de tarifação telefônica propõe-se a efetuar o registro e associar um custo correspondente a todas as ligações recebidas ou feitas, chamadas no jargão técnico de entrantes e saintes, respectivamente. Estes valores procuram se aproximar ao máximo dos valores apresentados na conta telefônica.

2. Quais as vantagens de um Sistema de Tarifação Telefônica?

  • A vantagem de ter um sistema de tarifação é o controle do fluxo de ligações efetuadas pelo PABX, separada por usuário / ramal.

  • Redução nos custos com ligações efetuadas na empresa pelo simples fato dos funcionários saberem da existência de um sistema computadorizado, monitorando o tempo e a quantidade de ligações. Fazendo assim com que "NÃO SEJAM FEITUADOS TELEFONEMAS DESNECESSÁRIOS, BEM COMO UMA REDUÇÃO NO TEMPO MÉDIO DE LIGAÇÕES PARTICULARES". 

  • O microcomputador no qual o SAKBER TARIFADOR é instalado, "NÃO FICA DEDICADO AO SISTEMA", podendo ser utilizado para qualquer outro aplicativo técnico ou administrativo (ex: editor de textos, planilhas eletrônicas, sistemas de contabilidade, financeiro, estoque, como outros programas que não alterem a configuração da memória, interrupções e comunicação serial do computador) "SIMULTANEAMENTE".

  • Com o sistema tem-se um total gerenciamento sobre a rede (ramais), podendo-se observar casos como:

    • Sub ou super utilização dos meios de comunicação Sub ou super dimensionamento de número de ramais por departamento;

    • Necessidade de ampliação da rede com análise no histórico da evolução de tráfego telefônico;

    • Detecção de gargalos no sistema telefônico instalado;

    • Detecção de picos de utilização.

  • O SAKBER TARIFADOR ainda disponibiliza aos seus clientes as ligações efetuadas na central em um arquivo texto, para que as empresas que tenham processamento de dados interno, elaborem os relatórios que desejarem.

  • Não é restringido por número de ramais ou troncos.

  • Suporta controle de cabine telefônicas.

3. O que é necessário instalar o Sistema de Tarifação Telefônica?

  • MICROCOMPUTADOR

    • 486 SX ou Superior

    • 640 kb de memória RAM convencional

    • HD de 1.2Mb (30Mb livres)

    • MS-DOS 6.20 ou superior

    • Porta Serial livre e sem conflitos

  • PABX (Central Telefônica)

    • Placa de Bilhetagem

    • Cabo serial de ligação (Configuração Impressora Serial)

  • AMBOS

    • Aterramento (Muito Importante)

4. Informações extraídas do Sistema de Tarifação Telefônica?

  • Relatório Detalhado de Ligações por Ramais/Departamentos/Centro de Custo;

  • Relatório de Ligações Particulares;

  • Relatório de Movimento de Ligações para conferencia com a operadora de telefonia;

  • Resumo das Ligações por Ramal/Departamento/Centro de Custo;

  • Ranking das ligações mais efetuadas durante um determinado período; 

  • Entre outros.